segunda-feira

Exus

Os Exus atuam como Guardiões da Lei Maior. Absorvem e eliminam as negatividades dos seres e depois vitalizam as qualidades positivas. O Orixá Exu recebeu na Umbanda uma Linha à Esquerda, na qual se apresentam os espíritos Exus, que se manifestam entre nós quando dão consultas, passes, fazem descarregos, cortam magias negativas, etc.

A origem do Orixá Exu enquanto Divindade está em Deus, pois todas as Divindades provêm de Deus, mas culturalmente sua origem é a África, dos povos Nagôs de língua Iorubá. Ao contrário dos demais Orixás, que eram cultuados nessa ou naquela região (daí o nome Culto de Nação), o Orixá Exu aparece em todas as regiões da África. Dentro da visão umbandista, isto tem uma razão de ser: os Exus que trabalham na Umbanda atuam nos Sete Sentidos da Vida, ou seja, atuam nos campos de todos os Orixás. Por isso dizemos que Exu é o dono das Encruzilhadas. Mas, afinal, o que é uma Encruzilhada?

Encruzilhada é o encontro de duas realidades limite como matéria/astral, luz/trevas ou, de modo mais simples, é o encontro de dois caminhos distintos. Por isso ela é a representação do ponto de força de Exu, que ocupa/está em todos os caminhos, lugares e passagens, e não apenas na encruzilhada de rua, de terra, ou de mata. Afinal, lidamos com decisões e escolhas entre realidades distintas a todo momento. 

Extraído e adaptado de “Os Arquétipos da Umbanda”, de Rubens Saraceni.
Templo Escola de Umbanda União da Luz
Fone:  (051) 3013-7261
(051) 8409-0810
E-mail: teu.uniaodaluz@gmail.com
http://www.templodeumbandauniaodaluz.com.br/